Quinta da Primavera

14 de outubro de 2024

Esta semana estive visitando a Quinta da Primavera, que promete ser um sucesso assim como foi o renomado empreendimento Quinta da Baroneza em 1999. A quinta da Primavera foi idealizada pelo grupo Oscar Americano, sinônimo de alto padrão e desenvolvimento.

O empreendimento irá impactar o mercado imobiliário de toda região e é destinado a famílias que buscam um refúgio de bem estar e conforto, próximo a natureza. A estrutura de lazer é impressionante e as características dos espaços sociais valorizam o apelo paisagístico do local, que merece atenção muito especial. 

A perfeita topografia local, aliada ao cenário de belas paisagens com fauna e flora preservadas, engrandece o lançamento deste incrível empreendimento. São apenas 248 lotes com área entre 2.000 e 3.000m², sendo 46 lotes já comercializados no primeiro mês. 

O condomínio foi cuidadosamente planejado para oferecer a melhor experiência que um imóvel de campo pode entregar. Ao visualizar as maquetes fica evidente a atenção dada aos mínimos detalhes que agregam característica de exclusividade ao condomínio.

O slogan "Faltava este lugar no seu projeto de vida" é muito assertivo.

A Quinta da Primavera fica apenas 95 km de São Paulo, vizinha e com o mesmo DNA da Quinta da Baroneza, com completa infraestrutura social, esportiva e de lazer. Altíssimo padrão em todos os detalhes.

Características:

- Vila hípica com estrutura completa;

- Praça Primavera, com sofisticadas instalações para promover o convívio dos moradores de todas as idades;

- Complexo esportivo que reúne quadras, piscinas e equipamentos para a prática das mais diversas modalidades;

- Natureza exuberate com lagos, mata nativa, fauna e flora preservadas, localizado em região que o clima é considerado um dos melhores do país.

- Realização Casuarina empreendimentos, que traz em seu portfólio realizações do grupo Oscar Americano, que são referência de altíssiomo padrão.

Um empreendimento que vai entrar para a história. Saiba mais acessando: https://www.petersonbarcelos.com.br/imovel/terreno-em-condominio-braganca-paulista-condominio-quinta-da-baroneza-ii-venda-ref-115/

 

Peterson Barcelos

Museu histórico municipal

08 de outubro de 2024

Museu Histórico Municipal 'Pe. Francisco de Paula Lima'

museu

 

O edifício colonial "Solar dos Godoys Moreiras" construído em 1875, foi restaurado para abrigar o Museu "Padre Lima" no ano de 1996. O processo de restauração foi criterioso, com destaque para o cuidado com as pinturas decorativas das paredes internas. O Museu é temático e dinâmico. Mantém uma exposição permanente - "Caminhos do Passado", que conta a história de Itatiba, e exposições temporárias com temas específicos, voltados a registrar, preservar e mostrar nossa trajetória histórica. Também funciona muitas vezes, como centro cultural, absorvendo diversas exposições culturais e artísticas.

O material produzido e exposto pelo Museu também serve como fonte de pesquisa, ajudando principalmente os alunos das escolas do município e como fonte para teses e dissertações.

ACERVO

O acervo do Museu "Padre Lima" é eclético, conta com os mais variados objetos, móveis, instrumentos, fotografias, quadros, máquinas, objetos, fotografias, roupas, instrumentos de trabalho, utensílios domésticos, material odontológico, material impresso sobre fotografia, revistas, dinheiro e moedas; além de uma importante coleção iconográfica de quadros e retratos de itatibenses do século XIX.

Livros antigos também fazem parte do acervo, muitos deles produzidos em nossa cidade, datados de 1833, além das primeiras edições da "Crônica de El Rei" de Fernão Lopes (1646) - e das "Ordenações Filipinas" (1743), doze livros de compra e venda de escravos, transações feitas na cidade de Itatiba entre os anos de 1861 até 1880 e, parte do acervo inicial da Biblioteca Municipal Francisco da Silveira Leme, de clássicos, em sua maioria em língua estrangeira - francês e inglês.

Somam ainda documentos, atas e livros de entidades itatibenses como a da Sociedade de Mutuo Socorro Giuseppe Garibaldi (sociedade formada por italianos, fundada em Itatiba no ano 1892); os livros caixas e de funcionários da Estrada de Ferro Itatibense, extinta em 1952; e livros históricos da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba;

Coleções dos jornais A Gazeta de Itatiba, O Itatiba, O Progresso de Itatiba, O Grito, O Ramo, A Reacção, A Tribuna, Jornal de Itatiba - diário, Tribuna do Povo, Nosso Jornal e Folha da Cidade completam o acervo do Museu "Padre Lima"

Endereço:
Praça da Bandeira, 122 - Centro
Fone/fax: (11) 4524-1264

Horário de funcionamento:
De terça a domingo, das 10h às 17h

Cultura em Itatiba

08 de outubro de 2024

Cultura

teatro
Dentre algumas das ações da Secretaria em prol da Cultura está a coordenação das atividades do Museu Histórico Padre Francisco de Paula Lima, do Arquivo Público Municipal, da Biblioteca Municipal 'Francisco da Silveira Leme', e do Conservatório Municipal 'Profª Alba Panzarin Degani'.

A Diretoria incentiva o artista local e estabelece, mantém e aperfeiçoa o acesso da população aos meios culturais. Também atua junto ao patrimônio histórico e cultural material e imaterial, desenvolvendo ações para preservação e para divulgação da cultura do município. Cria condições para que exista variedade de manifestações artísticas e culturais na cidade.

praca_viva

 

Outras atividades:

• Cadastro dos artistas locais: Incentiva o artista local através de oportunidades de apresentação em projetos como Praça Viva, Noite da Seresta, as Festas do calendário da cidade, Exposições, etc.

• Estímulo à formação e manutenção das organizações culturais do município, como a Corporação Musical Santa Cecília; Associação dos Escritores, Poetas, Pintores e Trovadores de Itatiba; Academia Itatibense de Letras; etc.

• Atua junto à órgãos intermunicipais como a Câmara Temática de Cultura da RMC e o Núcleo Japi, para fortalecimento da Cultura regional.

• Desenvolve ações para formação de público, como na parceria com o Circuito Cultural Paulista, outros convênios estaduais e produtores culturais, através de oficinas.

• Traz ao município espetáculos que tenham algum diferencial, garantindo o respeito à diversidade, preocupando-se com a qualidade da apresentação.

• Realiza oficinas culturais em vários bairros como Ballet, para adultos e crianças nos bairros Nova Esperança, Nações e no Pólo Esportivo Leste e também oficinas de várias atividades artísticas no Conservatório Musical 'Alba Panzarin Degani'